quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que os presos entendem sobre os próprios direitos e deveres.

O atual módulo é "A Lei e os Direitos Humanos".
Assim, passei um trabalho em sala sobre os Direitos e Deveres do Preso para que os alunos respondessem.Quais seriam seus direitos e deveres como reclusos? Achei insensato trazer a resposta pronta, já que eles possuem experiência prática de um assunto que não possuo. (Felizmente, hein?)
Antes de abordar o tema em sala, pedi que fizessem tal atividade.

Muito interessante o que eles responderam. Vou passar-lhes as respostas que mais me chamaram atenção. É válido dividir:

Direitos do Preso:

"Na minha opinião não tem direito a nada porque só em ele tão prezo ele já tá errado."
"Samos tratado como um cachorro em um lixu."
"O preso tem direito a tantas coisa pelo código penal mas nóis não vemos nem um terço"
"Direito de fazer ua orasão para i pra caza."
"Direito de liga para caza para saber se esta tudo bem."
"Direito de ter paz."
"Estudar para reabilitar a mente e o comportamento."
"Depois que o elemento esta preso ele não pode mais ser agredido por policiais mais mesmo assim apanhamos."
"Professora Rosa para ser sincero já faz 8 anos que gostaria de saber quais são os direitos do presso pois atá quando agente paga a nossa pena nós não temos o direito da nossa liberdade por que infelizmente no brazil a justiça é cega."
"Como o Estado me tirou do convivio da sociedade, ele tem que cuidar de mim como se eu fosse uma criança. A minha alimentação, higiene, segurança, resocializar-se de forma correta, tenho direito a visitas, e que me tratem com dignidade, que me eduquem, para que eu não volte pior do que entrei, que é o que acontece com 90 por cento dos casos, pois no Ceará existe a indústria do preso, onde se faturam auto e ilicitamente. Por isso eles não acham conveniente recuperar presos pois querem que eles voltem novamente."
"Por mais que agente seja um preso agente é um seromano. Não precisa ser tratado como bichos. Precisamos ser tratados como pessoas. Muitas pessoas não sabe o que passa aqui dentro de uma cadeia. Muitas vezes passa pela cabeça de um preso mudar de vida. Mais os presidio não tem estrutura pra dar isso ao preso, para voltar a sociedade como eles querem. Muitos presos tem familia la fora. Muitos querem outra vida. Por que eu cansei deça vida".

Deveres do Preso

"Sair e fazer o que é certo."
"Obedecer as autoridade."
"Ter equilibrio, procurar ser humilde, não lançar pedras a quem o beneficiou, não se julgue diminuindo quando o ajudarem. Saiba agradecer."
"Acho que o meu dever como preso é 1º reconheçe que erei,e asseitar a disciplina, e reavalia a minha conciencia como um cidão brasileiro. E se algo que preciso mudar eu simplesmente vou fazer como devo agir."
"Direito de se vestimos."
"Algum curso para cupar a mente pois mente parada é oficina do diabo."
"Respeito total e comportamento e total responsabilidade."
"Respeitar os visitantes, os funcionários e os outros presos."
"Dever de não fugi."
"Tem que se arrepender."
" É tirar a cadeia na paz."

E você, o que acha?

Rosa Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário