terça-feira, 3 de maio de 2011

O primeiro ex-aluno do Projeto Fazer Direito

No dia 26 de Abril, na quinta-feira da semana passada, tive uma surpresa ao chegar na sala rotineira da CPPL II. Era o dia da Psicologia com o grupo. Assim, apenas fui acompanhar os dois psicólogos voluntários, Israu Lima e Tássia Oliveira, em sua assistência. Fiquei apenas a observar. E tal foi a minha surpresa: o Sérgio não estava lá.

Parêntese: Sérgio era um aluno que conseguia se destacar dos demais facilmente. As suas perguntas, meus caros, faziam alguns doutorandos se envergonharem e muitos estudiosos ficarem a pensar. Ele sabe de tudo um pouco: História, Filosofia, Religião, Direito. Posicionava-se de determinada maneira, sábia e translúcida em conhecimento, naquele movimentar característico dele. Por muitas vezes, não consegue ficar sentado, se levanta, e anda ao falar. Eu, confesso, sempre ficava impressionada. Ao preparar a aula, eu pensava: "o que será que o Sérgio vai colocar nessa aula?". Eu nunca acertei. E muito depois, eu soube que havia estudado até a 8ª série do ensino fudamental, incompleto.

Além de inteligente, nunca faltava uma aula. Assustei-me quando não o vi. Uns disseram: "Ele foi embora", e outros, que "ele tinha ido ao Fórum". Fiquei em dúvida, curiosa...ansiosa.

Como ele, a poucos meses, tinha criado uma ONG, a ONAPP (Organização Nacional dos Presos e Pobres), pediu que eu conversasse com o seu advogado sobre a mesma. Dizia sempre que queria reinvidicar os direitos dos presos, de forma legal, pacífica e civilizada. Achei bonito. Na época, tinha ligado para o advogado dele, Dr. Carvalho, para conversar com o mesmo sobre a ONG, a proposta, finalidade, meios, etc. Assim, Dr. Carvalho tinha meu número.  

Quando saí naquele dia, pensei em tentar descobrir o contato do Sérgio. Eu estava ansiosa não somente pela liberdade tão sonhada por um dos meus alunos ter sido alcançada. Eu estava ansiosa por ele ser o primeiro que trouxe da prisão, "um pedaço do Fazer Direito".

Mais tarde, o meu celular toca, e o nome do Dr. Carvalho aparece. Atendo e ouço: " Eu só liguei para agradecer, Rosa". Respondi: "Agradecer o que, Dr. ? "É o Sérgio, Rosa". No dia seguinte, conversamos um pouco mais sobre a sua ONG. E falei da responsabilidade que ele tem nas mãos: o primeiro ex-aluno do Projeto Fazer Direito. É o primeiro que teve em nossas salas, conversando sobre o compromisso social e está prestes a assumí-lo.

Rosa Pinheiro

Um comentário:

  1. muito bom este projeto, gostei bastante, espero que va pra frente e funcione, e pelo descrito vai funcionar e ajudar de forma construtiva a sociedade como um todo. parabens

    ResponderExcluir