segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que se aprende na vida, no crime e na prisão


No mês de julho de 2011, o Projeto Fazer Direito terá um intervalo em suas atividades na CPPL II -decorrente do replanejamento para o início do próximo semestre; e realizará, enquanto isso, 2  (dois) dias de "atividades físicas", acompanhadas por educadores físicos na respectiva unidade, voltadas aos alunos do curso.
Decidi utilizar a última semana do mês de junho para atividades em sala e filmes. Assim, seria possível uma análise de como estava o aprendizado e a absorção das lições dadas.
Naquele dia 24 de junho, introduzi a aula com uma fala sobre os aprendizados que levamos da vida. Tentei fazer uma breve reflexão.
Bem, aprendemos a andar, falar, comer sozinho e dizer obrigado. Aprendemos a escrever, a andar de bicicleta e a mentir. Aprendemos a sentir amor, ódio e desejo. Desde sempre, aprendemos, desaprendemos e reaprendemos. Porque aprender é viver, e deixar de aprender, naturalmente, é não estar mais vivo...
E falo por mim; porque muito tenho aprendido com essa experiência; convivendo com os homens que moram atrás das grades. E não caberá tudo aqui; mas digo, sem medo, que aprendi que o ser humano é sempre carente de afeto e atenção; seja ele considerado "mau" ou "bom". Aprendi que a saudade nos mata por dentro; e que quando isso acontece, um abraço de quem quer que seja faz toda a diferença. Aprendi a identificar um sorriso verdadeiro quando solto; e que isso me faz sorrir assim também. Consegui aprender a respeitar as diferenças, ainda mais. De classe social, idade, escolaridade, sonhos e existência. Confirmei que o sofrimento ensina, e que pode tornar alguém melhor; mas pode o contrário também: pode amargar a alma, sem volta. Eu consegui enxergar a natureza humana. E consegui, também, perceber que o mundo ainda tem muito a aprender; principalmente quando se trata de amor, fraternidade e respeito ao próximo.
Como fiz em outros, colocarei algumas respostas do recente questionário que meus "alunos-presos" responderam. Lá vai. Preparados?
"O que você aprendeu de mais importante: "
"Com a sua família?"
"Aprendi a ter um sentimento saudade. Antes de vim parar na cadeia eu vivia mais tempo longe da minha família. Hoje que eu me encontro verdadeiramente longe da minha família aprendi a ter saudades coisa que eu não tinha. E quando sair vou dar mais valor, respeito, amor, carinho que minha familia merece." (E.S.B.)
"Na realidade se eu tivesse aprendido com a minha família consertesa teria sido uma pessoa onesta e trabalhador, mas pelo ao contrário eu nunca escutei minha família." (P.A.B.L.)
"Aprendi que tenho valor, e eu mesmo sou responsável por tudo que ocorre em minha vida. Seja uma vitória ou uma derrota." ( L.C.R.F.)
"Mais importante...com a família é difícil, é muita coisa. Acho que o mais importante é a integridade e honestidade. Obs: eu tive que negligenciar isso para poder estar no crime. Não foi fácil!" (D.V.)
"Aprendi que minha família mim ama por não ter mim abandonado." (F.A.B.V.)

"Com o crime?"
"Aprendi um monte de coisas, mas o mais importante é que dá dinheiro e dá cadeia, dá uma falsa alegria e uma imensa dor, ou seja, não compensa." (D.V.)
"...que o fim é a cadeia, morte, alejado ou incoma." (J.A.B.P.)
"Bem tudo que eu aprendi com o crime é que é bom mas tem um gosto muito amargo. A pessoa fica muito ambiciosa e esqueçe das verdadeiras pessoas que nós amamos." ( T.S.S)
"Aprendi que enquanto estamos no crime tudo é ótimo mais quando paramos para pensar, enxergamos que é uma perda de tempo." ( C.S.V.)
"Tem gente que diz que não dá para aprender nada com o crime mais não é verdade no crime você sabe diferenciar as palavras ( parceiros e camaradas) de (amigos)!" ( M.S.O.)
"Só que faz você se afastar da sociedade. Pedir seu direito como cidadão. Pedi seu direito nas ruas como cidadão." (L.N.L)
"Que é apenas uma ilusão que nos tira a vida da verdadeira felicidade e paz da vida." (L.C.R.F.)

"Com a prisão?"
"Aprendi que a prisão não é somente uma prisão, mais sim um lugar que muda muito a vida de muitas pessoas. Tanto que eu peso a Deus não é minha liberdade mais sim que mude meus pensamentos. Para quando eu sair não vim cometer o mesmo erro." (E.S.B.)
"Com a prisão só aprendi a sofre e a passar por muitas situações constrangedoras. Não gosto de mim lembrar." (Não colocou o nome)
"Com esta prisão eu aprendi a ter controle, e com certeza vou sair outra pessoa." ( M.F.A.)
"Aprendi que nós só somos lembrados e respeitados quando estamos lá fora e é só nessas horas que nos damos o verdadeiro valor a família! Isso é certeza." (M.S.O.)
"Aprendi que a liberdade é algo que temos que valorizar e que a maldade visita nossa mente várias vezes e não é fácil driblar ela." (C.S.V.)
"Após dois anos de muito sofrimento eu aprendi a ser um ser humano e vi que tudo que eu tinha vivido não passou de uma gigantesca mentira." (J.P.S.)
"Aprendi que é o fim, e o recomeço para quem gostaria de uma nova oportunidade." (T.S.S.)
"Aprendi que não devemos ficar preso no nosso passado, pois ele é apenas uma lição para se meditar e não para se reproduzir. Somente as tentativas é que nos possibilita as grandes conquistas." (L.C.R.F.)
"Aqui eu aprendi tanta coisa inútil, eu sei todos os artigos do CP, com excelência, mas o mais importante foi dar valor as coisas mínimas, uma boa comida, uma volta na praça com uma pessoa ( de preferencia uma garota) que eu goste, ver televisão, dizer bom dia pai, bom dia avó, dar um beijo e um abraço em meus irmão, e também a ver que 'bandido' também tem sentimentos." (D.V.)

"Com os momentos de felicidade?"
"Os momento felizes na cadeia são pouco. O momento felizes quando a família vem lhi vizitar e trás boa notícia." (F.A.B.V.)
"Quando a quentinha chega, quando eu estou falando a palavra de Deus, quando a visita chega, quando você Rosinha vem ensina nós, quando vou para o banho de sol, quando sai para fora da cela." (J.A.B.P.)
"Acredito eu, que o meu momento de felicidade ainda estar por vir, que seria ver a minha família e sentir orgulho de minha pessoa!" (T.S.S.)
"Aprendi que não sei ser feliz sozinho..." (C.S.V.)
"Aprendi que eles não são eternos e que nós temos que aproveitá-los enquanto eles estão acontecendo, pois é que nem diz o ditado: alegria de pobre dura muito pouco." (M.S.O.)
"Aprendi que a vida é boa de mais quando se quer viver ela, só que a gente é que procura meios mais difíceis para se viver." (P.A.B.L.)

"Sobre você mesmo?"
"Apesar de todas as dificuldades que eu venho passando eu descobri que sou um vencedor e um guerreiro na guerra pronta para ser vencida." (P.A.B.L.)
" Primeiro que eu tenho que crescer a cada dia e procurar me conhecer e que eu não vivo somente pra ser feliz, mas sim para fazer o próximo também." (L.C.R.F.)
"Hoje sou outra pessoa. Não penso mais em seguir no mundo do crime. Já me toquei que a vida não é o crime. Mais sim a minha felicidade." ( M.F.A.)

"Com o Projeto Fazer Direito?"
"...que o objetivo é fazer com que a gente pense de um modo diferente 'do que nóis vivemos'." (C.S.V.)
"Se afastar das drogas..." (L.)
"Aprendi a ler mais upoco escrever." (P.V.F.)
"Aprendi o verdadeiro sentido da vida. Aprendi os direitos que todo ser humano tem. Obs: aprendi a ter carinho pelo procimo como por exemplo a Rosa tem por todos nós." (E.S.B.)
"O projeto me estimula muito a erguer minha cabeça dizer que sou capaz e que tenho potencial para qualquer coisa. 
Aprendizagem é uma arte,
e nela tem que saber viver,
a minha vida é obra principal
que acabei de escrever" (L.C.R.F.)
"A respeita os colegas e conheçe sobre os nossos deveres que são de respeita o proximo e sabem um pouco da lei." ( A.R.L.C.)
"Aprendi a me tornar mais humano." (D.V.)
"Aprendi com o projeto que ajuda a pessoa a mentalizar e refletir sobre o que fez, e com o que ainda vai fazer quando ganhar a liberdade e significa o primeiro passo para quem realmente quer mudar de vida." (T.S.S.)
"O projeto me ajudou muito, pois com o projeto fazer direito eu encherguei que tem muitas pessoas como a professora Rosinha que gostam de ajudar as pessoas, e que através disso eu e muitos outros podemos nos ressocializar com a sociedade mostrando que todo erro pode ser mudado basta que uma pessoa amiga nos dê uma chance e daí, então nós engressamos uma nova vida rumo a sociedade e ao reestabelecimento de um futuro melhor. Obrigado pela chance que estou tendo apesar de estar prezo aprendi que posso mudar e ser uma nova pessoa." (C.N.S.)
"...aprendi a ser um vencedor, Rosinha, por favor nunca sai desse curso continui sempre ajudando as pessoas tenha forças. Que Deus te abençoe." (J.A.B.P.)

Eu releio o que escreveram e penso sobre a humanidade. Que, ao menos, o ciclo da vida seja benevolente conosco; mas como, se nós não temos sido? Que o homem aprenda a ter esperança em si e no outro. Porque apenas assim aprenderemos o sentido do mundo, da nossa existência e de Deus.
Aproveito para agradecer as palavras carinhosas e as presenças significativas dos bons amigos e familiares nessa caminhada com o Projeto Fazer Direito. Tenham certeza que vocês tem me fortalecido.


  Rosa Pinheiro
(Coordenadora do Projeto Fazer Direito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário